Samsung ou Motorola: qual a melhor marca de celular?
Os smartphones se tornaram uma parte essencial da vida das pessoas, e o mercado oferece inúmeras alternativas. Consequentemente, escolher o celular ideal é um verdadeiro desafio.
A disputa entre Motorola vs Samsung está sempre presente, já que ambas as empresas têm uma longa história e experiência. São marcas consagradas no setor, reconhecidas por sua qualidade, e posicionadas no topo dos rankings de vendas em todo o mundo.
Neste post, vamos destacar os pontos fortes e fracos dessas duas gigantes, analisando desde modelos topo de linha até os de entrada. Vamos avaliar aspectos como desempenho, câmeras, design, autonomia das baterias e definição das telas. A ideia é ajudar você a entender qual marca pode ser a mais conveniente para suas necessidades.
Modelos de ponta
O conceito "high-end" se refere a produtos ou mercadoria de alta qualidade. É usado para descrever carros, relógios e telefones celulares. Nesse caso, a expressão se refere aos dispositivos mais potentes em termos de processador, desempenho, telas e câmeras. Esses aparelhos também costumam ter um preço elevado, voltado para quem busca o máximo em tecnologia.
Tanto a Samsung quanto sua principal concorrente, a Motorola, produzem equipamentos de última geração, tendo ótimos representantes nessa categoria. O Samsung Galaxy S23 Ultra e o Motorola Edge 40 Pro são dois exemplos de alta performance, com processadores Octa-Core e Snapdragon® 8 Gen 2 poderosos e telas de altíssima qualidade.
O modelo da Samsung vem equipado com uma tela Dynamic AMOLED 2X e o da Motorola com uma tela POLED sem bordas. A primeira exibe detalhes e cores nítidos em qualquer configuração de brilho, além de incorporar o escurecimento do brilho da tela sempre que possível e reduzir o consumo de bateria. A segunda oferece grande fluidez e dinamismo durante um jogo ou série e ao pular entre aplicativos.
Quando se trata da câmera, aparece a diferença mais marcante. A câmera traseira do Galaxy S23 Ultra oferece nitidez em qualquer condição de luz e até mesmo na ausência. Com a função Expert RAW, ela garante até o mínimo detalhe, e com a Astrofotografia, tem a capacidade de capturar estrelas e planetas.
A câmera doMotorola Edge 40 Pro, por sua vez, oferece a função "Foco Instantâneo em Todos os Pixels" garantindo a estabilização desejada para evitar imagens tremidas e borradas.
Modelos intermediários
Na faixa intermediária, existem diversos modelos com recursos e preços que não são tão ambiciosos quanto os da gama alta, nem tão simples e acessíveis quanto os modelos de entrada.
Os smartphones intermediários são os mais populares, porque oferecem a melhor relação custo benefício. Tanto a Samsung quanto a Motorola se destacam nesse quesito, com modelos com o Galaxy A52 e o Moto G8, respectivamente.
Ambos têm processadores Snapdragon e telas Full HD, mas a Samsung se destaca com sua câmera principal de 64 MP e quatro lentes, enquanto o Moto G8 vem com uma câmera de 16 MP e três lentes. No quesito bateria, o Galaxy A52 leva vantagem com 4500 mAh, contra 4000 mAh do Moto G8.
Modelos de entrada
Nesta faixa, estão os telefones mais básicos do mercado. Eles são simples tanto do ponto de vista estético quanto funcional. Consequentemente, são mais baratos e têm menos recursos.
Dois exemplos dessa gama são o Samsung Galaxy A12 e o Motorola Moto E7. Em ambos os casos, as telas e as câmeras são eficientes e cumprem sua função, dentro da baixa ambição esperada para essa faixa.
O Galaxy A12 oferece uma bateria de 5000 mAh, maior que a do Moto E7, que possui 4000 mAh. No entanto, a câmera do Moto E7 se destaca com seus 48 MP e estabilização eficiente, mesmo que o processador de oito núcleos da Samsung traga uma performance ligeiramente superior.
Comparação entre design e tela
Delicadeza e elegância são duas marcas registradas dos designs da Samsung e da Motorola. A Samsung tende a apostar em curvas nas partes traseiras de seus aparelhos, criando um visual sofisticado. A Motorola, por sua vez, adota um estilo mais minimalista.
Algo semelhante acontece com a estética das telas, com tamanho, qualidade e nitidez idênticos, a Samsung se diferencia ao replicar essa curvatura em alguns de seus modelos, buscando uma estética mais sofisticada.
Quando se trata de tela, a Samsung utiliza a tecnologia AMOLED, famosa por suas cores e pretos nítidos, resultando em um melhor contraste. Já a Motorola aposta em telas IPS LCD, que também entregam uma boa qualidade de imagem, mas geralmente com menos intensidade de cores quando comparadas às telas da Samsung.
Câmera: fator decisivo
A câmera é talvez o recurso mais valorizado pelos usuários na hora da escolha. Na era das redes sociais, em que absolutamente tudo é compartilhado, a qualidade da imagem da câmera torna-se um fator decisivo na compra de um smartphone.
Nesse quesito, a Samsung é amplamente reconhecida pela qualidade de suas câmeras, que entregam fotos nítidas mesmo em ambientes com pouca luz. Recursos como o Modo Noturno e a alta capacidade de zoom são grandes diferenciais da marca.
A Motorola, embora tenha evoluído muito nesse aspecto, ainda fica um pouco atrás da Samsung quando se fala em câmeras. No entanto, para quem não faz questão de ter a câmera mais avançada, os dispositivos da Motorola podem ser uma excelente opção, já que oferecem boas fotos a um preço mais acessível.
Deixe um comentário